A Gente Precisa Falar da Luta Ambiental
Acredito que nossas ações em prol de um ecossistema saudável são fundamentais. Nossas escolas, localizadas nos bairros de nossas comunidades em Campo Bom desempenham um papel importante. Junto ao poder público, buscamos melhorias contínuas e um comprometimento real com preservação da natureza.
Cada sementinha que plantamos hoje faz diferença, precisamos conscientizar as gerações atuais sobre importância de preservar o planeta para as gerações futuras. As grandes tragédias naturais deixam evidências claras de um SOS do planeta, as recentes chuvas que ocasionaram enchentes e catástrofes ambientais no Rio Grande do sul nos últimos meses são exemplo claros de que precisamos dar respostas as mudanças climáticas. É preciso reescrever uma nova história, é urgente um novo posicionamento com a luta ambiental.
Ao longo destes anos, venho me convencendo da importância de assumir o papel de cuidar do nosso planeta a partir de um olhar local, sim com ações efetivas que podem ser realizadas com um comportamento ecologicamente correto no nosso dia a dia em Campo Bom. Já sabemos o que precisa ser feito e estamos cientes disso. Dentro da Arte Educação, área da qual sou integrante e militante, procuro dar vazão a pinturas e grafites em muros e fachadas, retratando meu trabalho com cores que embelezam nossa cidade, com mensagens visuais que fazem apologia a temas ambientais e preservação dos ecossistemas.
Sem qualquer dúvida, acredito que quando este assunto é conduzido aos nossos pequeninos como forma de aprendizado, com projetos voltados aos cuidados com o meio ambiente, proporcionamos uma criança mais consciente e comprometida como o ser humano, trazendo um impacto social saudável para nossa comunidade.
O trabalho de arte educação, nos bairros nas escolas, tem uma função social de envolvimento com a arte, com a criação de um mundo mais alegre e mais feliz. A pintura promove uma ação lúdica, o entretimento, o ato de pintar de se envolver com a tinta promove uma sensação de paz e de prevenção da depressão.
A arte educação associada ao tema ambiental disputa a consciência do jovem adolescente para uma vida mais cidadã na construção do caminho bem e também pode estar associada ao tema da segurança pública, disputando as consciências juvenis.
Pode parecer pouco, mas é começo de uma mudança de atitude no nosso comportamento que é massacrado de forma perversa pelos meios midiáticos que sustentam uma sociedade de consumo onde tudo é descartável, inclusive as pessoas.
Faço meu trabalho, construo minha luta, e se cada um começar a fomentar esse debate, a se impor de forma mais enérgica contra os que se dizem donos do planeta e da cidade e gente começa essa luta maior. Com a minha voz, com a tua voz, com vozes gritam e que lutam pela preservação ambiental a gente vai cuidar dos seres e do planeta.